O espaço físico:
O espaço constitui uma das mais importantes categorias das narrativas, não só pelas articulações funcionais que estabelece com as categorias restantes, mas também pelas incidências semânticas que o caracterizam.
A criação do espaço em uma obra literária possui várias funções, por isso, não pode ser limitado a somente uma característica. E dentre as várias funções desempenhadas pelo espaço merece destaque a de caracterizar as personagens, influenciá-las e também sofrer ações, propiciar a ação, situar a personagem geograficamente, representar os sentimentos vividos por elas, estabelecer contraste e antecipar a narrativa.
O espaço social:
O espaço social surge em oposição ao espaço cartesiano, no qual é possível encontrar qualquer objeto através de sua localização em coordenadas dadas e fixas. Já no espaço social, a localização que se pretende é a dos agentes sociais; localizá-los envolve não um sistema de coordenadas, mas um sistema de identidades e de volume da acumulação de capital.Esta mesma acumulação distingue o agente social no espaço social, permitindo assim localizá-lo em relação a outros agentes sociais, qual o volume de acúmulo de capital realizado por estes, quais suas prováveis estratégias de ação e qual sua trajetória no campo.Trata-se de um conceito de operacionalidade perceptível nas obras.
como influencia a ação dos personagens:
Nenhum comentário:
Postar um comentário